Depoimentos-Evandro
Amigos,

Doar de Si e Superar a si mesmo... soa um pouco estranho... Dói nos ouvidos de alguns...

O Ato de DOAR, por si só, já é algo significante, quando somado ao Ato de SUPERAR, potencializa seus efeitos...

Como dois verbos tão singelos podem transformar um simples ato numa coisa tão grandiosa?

O AUDAX 200 - 2008 - foi repleto de DoaçãoSuperação.

Acompanhei de perto a participação de vários personagens desta edição do AUDAX e pude constar exemplos de pura doaçãosuperação.

Quando você ve um evento como este, aquela festa toda na chegada, com DJ na chegada e tudo mais, NÃO tem idéia da dimensão e da "ginástica" que os ORGANIZADORES e VOLUNTÁRIOS tiveram que fazer para chegar até aquele ponto. Quantas noites de sono eles tiveram que DOAR para que este evento fosse tão expressivo da forma que foi? Quanto tempo com suas famílias eles tiveram que doar pra que participante tivesse a oportunidade de, pelo menos, pedalar e superar a si mesmo??? NÓS NÃO TEMOS IDÉIA!!! O que temos é a certeza de que cada gota de lágrima escorrida ontem não foi em vão. O choro de ontem foi, como que um desabafo, uma medalha de OURO para os todos nós.

Ver e reconhecer a batalha da superação é dignificante para o ser humano. Dentre tantos, naquele caminho, pude acompanhar de perto alguma dessas batalhas: A do nosso guerreiro CURUMIM, do Luiz Paulo, do Paulo Santos, dos Patinadores, etc, etc, e lógico, do meu querido e amado filho Lucas (*pai babão... viadinho, viadinho, viadinho*).

Eu não tinha idéia do que seria acompanhar o "sofrimento" de cada um deles, até vê-los diante daquelas subidas, nos PC's e na chegada.

O Lucas aprendeu (*espero que pelo resto da sua vida*), que a amizade, o companheirismo, o respeito e amor ao próximo, é TUDO. Ele pode compreender quando eu disse em meu depoimento que pedalar sozinho é uma MERDA! Ele entendeu que nós dependemos uns dos outros para vencer nossos desafios. Sozinhos nós somos um NADA!

Doar de si e carregar junto consigo a responsabilidade de uma superação. O Alex Sandro doou um pouco da sua vida nesta missão de conduzir o Lucas até a chegada. Sempre com aquele sorriso e palavras de incentivo conseguiu controlar a anciedade e exautão de um "garoto" até cruzarem a "linha" da chegada. O Espírito Rebas de Ser. Esta é a minha definição para o Alex Sandro. Para você, o Muito Obrigado.

O que faz um "homem" se exaurir por mais de 13 horas? O que passa em sua cabeça ao alcançar o seu objetivo? O que leva um homem a pedalar por mais 200 kms e correr, de sapatilha e emprurrando a bike, mais 7 para chegar antes de um horário pre-determinado? O Cris nos ensinou que a humildade eleva nossos sentimentos. O Cris nos ensinou que a persistência faz o HOMEM!!! Ele atestou o que o Walter me ensinou no Audax 200 do ano passado: "Homens também choram!!!". Eu chorei. Ele nos traduziu o que é ser AUDAXIOSO. Parabéns Cris!!! Me deu orgulho em saber do que você é Capaz!

Superação. O Lucas mais uma vez me surpreendeu. Não que seja meu filho, longe disso (*meu garoooto!!!*). Pude ver seu desespero ao furar o pneu, trocar a camara e se ver, no meio do nada, sem uma bomba para enche-la (*é que ele simplesmente esqueceu este item*). Mas isso durou pouco. Como estamos entre amigos, logo apareceu um participante com uma bomba. Isto que difere o AUDAX das outras provas. Ele já chegou em Alexânia exauto. Pronto para desistir. Foi aí que o Alex Sandro, vendo aquele dilema do Lucas, pegou pra si a missão de trazer o Lucas devolta. E trouxe. Subiram juntos, comiam enquanto caminhavam, conversavam. Um monólogo, o Lucas já não respondia, apenas sinalizava com a cabeça.

A travessia do trecho entre a Samambaia e a Ponte JK é muito complicada para aqueles que chegam depois das 18h. E ontem não foi diferente. Muito motorista irresponsável, sem noção, colocando a vida de todos em perigo, por puro egoísmo.

Quando chegamos próximo a Ponte do Bragueto, dexei o Lucas e o Alex Sandro e fui para a festa da chegada. Não poderia perder isso por nada. Ver seu filho superando a si mesmo não é fácil. A alegria em ver todo aquele sofrimento do caminho ser apagado pelos inúmeros abraços, parabéns e lágrimas não tem preço. Saber que desta superação estamos forjando um Homem, também não. Lucas, PARABÉNS!!! Você conseguiu!!! Você não conseguiu nenhum "título", 1º, 2º... 100º lugar.... Você venceu a si mesmo!!! Superando a si mesmo você sempre será o No. 1!!!! Que este AUDAX te sirva de inspiração em sua vida que está apenas começando. Me orgulho de tê-lo como FILHO e Amigo. Te Amo! (*como é difícil dizer isso....eu não aprendi e ainda nem tive a oportunidade de ouvir isso... eu, mesmo estando em lágrimas, sei o que tudo isso representa*.)

Tenho a certeza de que cada lágrima caída foi de puro sentimento de missão cumprida. Temos a certeza de que o Certificado e a Medalha recebidos ontem, nada mais são do que a materialização de toda essa gama de sentimentos e emoções. Temos a certeza que a sementinha plantada está mais viva do que nunca.

Kátia, Paquinha, Marcelino e demais Voluntários e Participantes... Parabéns a TODOS!!!! Obrigado a TODOS!!!

SALMA, vamos nós!!!

Evandro

Copyright © PNDF 2008 Todos os direitos reservados